
Visita guiada apresenta documentos raros sobre Octavio Ianni e Karl Marx no Arquivo Edgard Leuenroth
Na próxima segunda-feira, 13 de outubro, às 15h, o projeto “Octavio Ianni, 100”, em parceria com o Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) e o Departamento de Sociologia do IFCH-Unicamp, realiza uma visita guiada ao AEL com a apresentação de documentos raros relacionados a Octavio Ianni e Karl Marx. A atividade faz parte das ações de preservação da memória e de difusão da obra de um dos mais importantes sociólogos brasileiros.
Durante a visita, serão exibidos materiais históricos do acervo do AEL, como versões antigas do Manifesto Comunista, trechos do Relatório Brasil: Nunca Mais que mencionam Ianni, registros fotográficos e audiovisuais, além de um vídeo com trechos inéditos das aulas de Sociologia de Marx ministradas por Ianni em 1998, restaurados a partir de 17 fitas cassete localizadas no Arquivo.
O projeto “Octavio Ianni, 100” busca contribuir para a construção da fortuna crítica do autor e para a valorização da tradição intelectual do Departamento de Sociologia do IFCH-Unicamp, reafirmando o compromisso do Departamento com a análise sociológica dos temas contemporâneos e com a reflexão crítica sobre a trajetória dos pensadores que moldaram a Sociologia brasileira. Desenvolvido no âmbito do Centro de Sociologia Contemporânea (CSC), o projeto inclui a recuperação, digitalização e transcrição das gravações originais das aulas de Ianni.
Saiba mais sobre o projeto no site do Centro de Sociologia Contemporânea em https://csc.ifch.unicamp.br/grupo_pesquisa/98