Pular para o conteúdo principal
Moji

Cine-debate do filme Moji: Sertão Desconhecido

  • Comunicação
  • Eventos
IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Rua Cora Coralina, 100 | Campinas - SP
  • Homem sorrindo, de cabelo curto, liso e castanho escuro, barba grisalha, usando óculos de grau de armação retangular azul naval, e camisa preta. Ao fundo, parede cinza.
    José Maurício Paiva Andion Arruti
    Organizador

Cine-debate do filme Moji: Sertão Desconhecido

O Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais, Ameríndios e Afro-americanos (LaPPA) promove, no dia 22 de setembro, das 19h30 às 21h, o cine-debate do filme Moji: Sertão Desconhecido. A atividade acontece na Sala da Congregação, localizada no 2º andar do prédio da Pós-Graduação do IFCH.

Após a exibição, haverá uma roda de conversa com Marcela Torres (liderança pankararu de Mogi Mirim e acadêmica de Ciências Sociais da Unicamp), Camila Braz (doutoranda no PPGAS/UFRGS), Nicole Baniwa (acadêmica de Pedagogia da Unicamp), Juliano Castro (cineasta e diretor do filme) e José Maurício Arruti (professor de Antropologia da Unicamp/CERES).

Utilizando material de arquivo e imagens atuais, Moji: Sertão Desconhecido aborda a história da construção territorial de Mogi Mirim, edificada sob a égide do colonialismo. O projeto foi desenvolvido com a participação de lideranças como Marcela Pankararu, Tamikuã Pataxó, Pedro Pankararé, Lene Munduruku e Nicoli Baniwa.

O filme foi selecionado para Berlinale Talents 2025. Juliano Castro foi o vencedor de Melhor Montagem no Festival de Mar del Plata e no Festival de Málaga. O projeto foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Mogi Mirim.

O evento é organizado por José Maurício Arruti, Marcela Torres, Bruna Onizuka, Amanda Trindade e Pedro Assugeini.